A Epson vai marcar presença na próxima edição da Heimtextil, a maior feira internacional dedicada ao têxtil e à decoração do lar, que decorrerá já nos próximos dias 10 a 13 de janeiro. A marca de tecnologia apresentará a sua gama mais avançada de impressoras têxteis, criadas para fazer face à crescente procura de soluções flexíveis, rentáveis e sustentáveis, no seio do mercado profissional de têxteis.

Pela primeira vez, a Epson levará à Heimtextil a inovadora impressora de sublimação Monna Lisa®, que nos últimos 10 anos revolucionou o mercado da impressão digital têxtil. Fabricada pela Robustelli, com cabeças de impressão exclusivas Epson e tintas Genesta® criadas pela Epson em colaboração com a For.Tex, a Monna Lisa apresenta-se como uma inovadora “solução total” para o setor têxtil. Disponível em três medidas de impressão (180, 220 e 320 cm), oferece aos utilizadores vantagens como tempos de produção reduzidos, designs de impressão personalizados sobre qualquer tipo de tecido e amostras de baixo custo.

Os visitantes da Heimtextil vão poder comprovar em primeira mão a qualidade dos tecidos impressos pela Monna Lisa, com alta precisão cromática, repetibilidade, resistência e solidez na cor. A impressão desenvolvida por esta solução Epson é feita com tintas pigmentadas Genesta, num processo que respeita o ambiente, respondendo à crescente procura por parte da indústria de técnicas de produção sustentáveis.

O modelo SureColor SC-F9200 de 64 polegadas, pertencente à gama de impressoras de sublimação de tinta SureColor, é outra das novidades que a Epson apresentará na feira internacional. Este equipamento altamente flexível mostra-se ideal para a produção de tiragens pequenas ou médias sobre tecidos de alta qualidade e para desenhos sublimados feitos à medida em suportes rígidos, como revestimentos, mesas, copos, talheres, jarras e bases para copos. A SC-F9200 garante resultados sólidos e fiáveis, com uma nitidez e cor excecional. Esta impressora de quatro cores, usa a tecnologia PrecisionCore da Epson e duas cabeças de impressão TFP, juntamente com a gama de tintas UltraChrome DS com a nova tinta de alta densidade HDK Black.

Por fim, os visitantes do stand da Epson na Heimtextil vão também poder ver em ação a SureColor SC-F2000, uma impressora capaz de imprimir diretamente sobre tecido e personalizar peças de vestuário, bolsas, almofadas e outros elementos têxteis.

“Atualmente, a indústria têxtil e de decoração do lar procura ter capacidade de escolha e personalização. E as versáteis impressoras de sublimação de tinta e equipamentos de impressão direta sobre tecido da Epson, foram criados para satisfazer esta procura”, afirma Giovanni Pizzamiglio, Diretor de Vendas Pro Graphics da Epson Europa. “Se combinarmos o amplo conjunto de tecidos que hoje em dia podem ser impressos (lã, linho, algodão, seda ou poliéster) com a última tecnologia de impressão têxtil da Epson, conseguimos produzir designs vibrantes, duradouros e de alta qualidade, em qualquer volume. O objetivo é dar aos designers, fabricantes e retalhistas a capacidade de produzir artigos têxteis de qualidade e à medida, de forma rentável e rápida, para se adaptarem às constantes mudanças do mercado”, acrescenta.

Durante a Heimtextil, a Epson vai ainda colaborar com quatro jovens designers europeus, através da iniciativa ‘Design for Living’, com o objetivo de mostrar a flexibilidade e potencial da impressão têxtil. Com iniciativas como esta, a marca procura continuar a apoiar jovens designers e escolas de design em todo o mundo, com o objetivo de demostrar o potencial da impressão digital para a indústria da moda e de decoração de interiores.