Tive recentemente o prazer de jantar no agradável restaurante DARWIN na Fundação Champalimaud. O local é agradável, virado para o rio. A decoração também é de muito bom gosto e o prato que escolhi estava ótimo. Para além da agradável experiência, ficou a inspiração para refletir um pouco na importância do legado de DARWIN. Conhecido pela teoria da evolução das espécies, Darwin extrai uma importante conclusão: é que as espécies que melhor resistem não são as mais fortes, mas sim as que melhor se adaptam.
A minha reflexão, mais não é do que a adaptação desta ideia ao contexto dos negócios. Se olharmos com atenção, o mundo está a mudar. Os produtos, as tecnologias, os hábitos das pessoas, tudo está a mudar. Há uns anos, toda a informação passava por jornais impressos. Mais tarde veio a Telefonia. Depois veio a televisão. Mais recentemente os computadores. Hoje chega-nos pelo telemóvel, quando não é pelo relógio. Os hábitos de consumo, os procedimentos de compra, etc. Tudo muda drasticamente.
Como consequência, o modelo de negócio que funcionou muito bem no passado, pode estar completamente obsoleto hoje. Estamos obrigados a pôr tudo em causa e verificar com muito cuidado se os nossos produtos e serviços, ou a forma como os queremos apresentar aos nossos potenciais clientes, ainda é válida. Temos que verificar com atenção se os nossos concorrentes ainda são os oficiais do mesmo ofício, ou se não estaremos a enfrentar a concorrência de tecnologias alternativas que satisfazem a mesma necessidade.
Não tenho soluções acabadas para propor. Apenas posso recomendar que se fale com os clientes com os ouvidos bem
atentos e que não se tenha medo da mudança.