São 40 anos de atividade junto do mercado gráfico, uma relação de proximidade com os clientes e uma busca contínua pela oferta dos melhores equipamentos e tecnologias.
João Mateus é Diretor Comercial da Emetrês, empresa que está no mercado há mais de 40 anos. Conhecida pela representação de marcas de equipamentos de referência para a área de impressão, a empresa tem também apostado num vasto conjunto de consumíveis que abrange a área gráfica e cartonagem. A “cereja no topo do bolo” é, sem dúvida, a oferta de equipamentos e tecnologia de impressão 3D!
A Emetrês tem hoje uma oferta global de equipamentos e consumíveis para dar resposta às necessidades de produção na área das gráficas e cartonagem. De que forma esta oferta de consumíveis tem ganho importância junto dos vossos clientes?
João Mateus: Como todos sabemos, a área de impressão é muito competitiva e os pequenos pormenores fazem toda a diferença. Assim, na Emetrês decidimos apostar numa abrangente seleção de consumíveis, preparada para satisfazer todas as necessidades de produção e cumprir os mais exigentes standards de qualidade e segurança. O segmento de gráficas e cartonagem é uma área em crescimento com provas dadas no mercado nacional e as empresas estão a procurar processos e consumíveis que consigam juntar a qualidade, simplicidade e a rapidez de aplicação e segurança. Estes argumentos são essenciais para a apresentação dos trabalhos finais.
O segmento de gráficas e cartonagem é uma área em crescimento com provas dadas no mercado nacional
Ao longo de mais de 40 anos de atividade e como empresa especializada nesta área, a Emetrês tem vindo sempre a reforçar o portfólio de consumíveis para todo o tipo de equipamentos e aplicações…
JM: Sim, como player ativo há mais de 40 anos neste segmento, a Emetrês tem vindo a reforçar a oferta nas diferentes áreas do sector gráfico, com propostas de valor acrescentado. O que queremos é sempre garantir uma elevada performance na impressão que resulte em excelentes resultados. Temos conseguido representar produtos de grande qualidade e isso, também nos garante que possamos estar tranquilos porque sabemos que estamos a oferecer aos nossos clientes o que de melhor existe no mercado. Os clientes já nos conhecem, sabem do nosso serviço, da forma de estar, da qualidade dos produtos e equipamentos, da assistência técnica e, sobretudo do know how e experiência. Não é por acaso que temos a sorte de ver a nossa carteira de clientes crescer, já que na Emetrês trabalhamos verdadeiramente em equipa.
Em Março, quando surgiu a pandemia e o país encerrou para um confinamento, na Emetrês não cruzámos os braços e acabámos por, de forma unida dar resposta a uma necessidade do mercado, produzindo viseiras e outras peças em impressão 3D. Cumprimos todas as regras de segurança e, todos juntos, delineamos uma estratégia que passou pela produção de produtos essenciais no combate ao Covid19, sobretudo para forças de segurança e profissionais médicos. Temos muito orgulho no trabalho que realizámos e na nossa equipa.
Com mais de 4 décadas de atividade a vossa empresa tem procurado oferecer ao mercado tecnologias inovadoras, como é o caso da impressão 3D. Como é que analisa o impacto que a impressão 3D tem tido junto do mercado?
JM: Com mais de 40 anos de experiência na comercialização de produtos e equipamentos gráficos e de comunicação, na Emetrês temos sempre tentado oferecer inovação em termos de equipamentos, técnicas e recursos de última geração tecnológica.
Hoje, o que queremos oferecer ao mercado em geral e aos nossos clientes em concreto, são novas tecnologias de impressão e acabamento convencionais e digitais, integrando mais recentemente duas novas áreas de negócio: 3D Fabricação Aditiva, conhecida como impressão 3D, e 3D Holográfico, direccionada para a promoção e marketing de marcas através da criação de conteúdos animados. Posso assegurar que o impacto da impressão 3D é enorme e tem muita margem de crescimento. São inúmeras as áreas em que a impressão 3D está a mostrar-se como disruptiva e fundamental. Se antes se pensava que a impressão 3D servia apenas a área do marketing e publicidade, rapidamente se percebeu que o seu alcance é enorme. A área médica, aeronáutica, industrial e mesmo na economia dos mares, é impressionante. Quem pensa em ser fornecedor de impressão 3D tem de estar preparado para sair fora do universo da impressão convencional e dirigida a mercados ditos tradicionais. Claramente que as empresas que têm adquirido equipamentos de impressão 3D, não só aqui em Portugal como em outros países da Europa ou outros continentes, estão a experimentar e a trabalhar para clientes considerados improváveis, onde a tecnologia de impressão 3D faz toda a diferença. Recentemente, com a questão da pandemia, isto ficou ainda mais confirmado, com a produção de peças como viseiras ou mesmo sistemas para ventiladores e outros equipamentos que beneficiaram de uma impressão rápida, à medida, e única, que de outra forma não seria possível de executar.
Quem pensa em ser fornecedor de impressão 3D tem de estar preparado para sair fora do universo da impressão convencional e dirigida a mercados ditos tradicionais
A Emetrês é uma empresa que tem um profundo conhecimento dos mercados designados por Palops. Como é que esta vossa presença se mantém agora com a pandemia?
JM: Estamos há muitos anos em mercados como Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e representamos marcas e fabricantes de equipamentos e soluções consagrados internacionalmente o que nos garante um reconhecimento dos clientes. A nossa proximidade às empresas tem sido construída com base numa relação de confiança, já que somos mais do que fornecedores, somos sobretudo consultores e parceiros de negócio. Tentamos informar os nossos clientes sobre o que de melhor existe no mercado, quais as soluções mais adaptadas ao tipo de trabalho, os métodos e processos. No fundo, sabemos que os clientes contam connosco para estar a par das novidades e ajudá-los a obter uma melhor performance no que à área de impressão diz respeito. Isto é verdade tanto para os mercados dos Palops como para os nossos clientes nacionais. A verdade é que nestes mais de 40 anos, a indústria gráfica e da comunicação tem contado sempre com a Emetrês