A impressão responsável, verde e, acima de tudo, inovadora marca o roteiro para que a indústria gráfica continue a reinventar-se e enfrente a quebra na procura causada pela pandemia e ainda uma maior digitalização da comunicação.
Como complemento à oferta comercial, a Graphispag apresenta este ano um programa de atividades com as quais pretende inspirar as empresas e profissionais gráficos a criar produtos e objetos impressos sustentáveis, duradouros, personalizados e de elevado valor acrescentado para os utilizadores. Este programa é composto por vinte conferências com a participação de 35 palestrantes e um show-room com cem inscrições para diversos setores.
De 24 a 27 de maio, a
Graphispag inclui diferentes propostas de formação para que o setor gráfico
possa atualizar os seus conhecimentos para inovar os seus processos, melhorar o
catálogo de serviços gráficos e, ao mesmo tempo, aumentar a resiliência e
rentabilidade dos seus negócios. Nesse sentido, a Graphispag 2022 estruturou as
suas atividades em torno de dois espaços: “Diálogos”, com conferências e mesas
redondas sobre tecnologia, aplicações gráficas e gestão empresarial, e “Impressões”,
uma exposição central de produtos gráficos acabados, que se destacam pela sua
inovação. Paralelamente, a feira disponibiliza aos visitantes outros eventos
organizados por entidades e empresas do setor e a possibilidade de assistir
também às conferências e atividades da Hispack, a grande feira de embalagens
que se realiza simultaneamente no mesmo local e com a qual se partilham
importantes sinergias.
A parte do congresso discutirá as principais tendências que
impactam a atividade do setor gráfico: sustentabilidade, transformação digital
e personalização, junto a empresas fornecedoras de tecnologia e materiais e
gráficas. Da mesma forma, serão discutidas novas aplicações gráficas
específicas para impressão têxtil, embalagem, mundo editorial, publicidade ou
grande formato. E para ajudar a aumentar a confiança entre empresas e
profissionais do setor para enfrentar os desafios do futuro imediato, haverá
sessões sobre gestão empresarial, motivação e inovação. Destaca-se por exemplo
as sessões de Alex Rovira, especialista em psicologia da liderança e
comportamento corporativo e autor de livros best-sellers, Víctor Küppers,
professor universitário, formador e escritor reconhecido pelas suas palestras
sobre atitude, paixão e entusiasmo e Jep Tarradas, consultor que falará sobre
inovação e colaboração para o crescimento dos negócios.
Impressão sustentável, o novo paradigma
A sustentabilidade será um dos eixos principais do espaço
“Diálogos” da Graphispag e será abordada sob vários pontos de vista
(regulamentos, uso de materiais e tintas, ou aplicações de tecnologia gráfica,
entre outros). A mesa redonda “Impressão Sustentável: Marketing ou Compromisso”
contará com Ángel Pérez e Jaime de Diego, da Heidelberg Espanha, Oriol Llinás,
da União Papelera, Cristian Arenas, do Tois Estudio e Patricia García-Manso, do
DIN Impresores.
Serão também apresentadas as estratégias e experiências que estão a ser levadas a cabo tanto por fornecedores como por gráficas nesta área. Assim, o diretor de Sustentabilidade Corporativa da Epson Ibérica, Joan Escoté, apresentará o relatório de sustentabilidade da empresa na Europa enquanto o gestor de projetos da Sabaté Print Everything, Germán López, abordará as grandes possibilidades oferecidas pela impressão verde para alcançar 360 graus sobre a impressão sustentável.
impressão de embalagens
A coincidência da Graphispag com a Hispack aumenta o interesse
em descobrir novas opções e aplicações para impressão de embalagens.
Relacionadas a este tema, estão agendadas várias sessões. Assim, Pere Coll,
diretor de P&D da Enplater, falará sobre as vantagens oferecidas pelas
embalagens flexíveis pelo menor uso de materiais e por possibilitar um
transporte mais eficiente. Por sua vez, o consultor Álvaro Quintanilla
explicará novas oportunidades de diferenciação e customização em embalagens no
atual contexto de mudança do setor gráfico. Quanto às questões mais técnicas,
falar-se-á de soluções de filme PET para embalagens por TPL, das possibilidades
oferecidas pela estampagem a quente ou a frio (cold foil ou hot foil) para
obter acabamentos de impressão impressionantes, da Heidelberg, ou a partir da
aplicação de espátula estendida de base solvente em flexografia e rotogravura
por OQ.
Ainda na área de embalagens, haverá apresentações sobre as
contribuições que a impressão 3D pode dar no desenvolvimento de embalagens, por
Magi Galindo, diretor técnico do centro de inovação IAM3DHUB, e sobre impressão
funcional, por Cristina Casellas, promotora de tecnologia da Eurecat .
Destaca-se também a mesa redonda sobre “Embalagens Comprometidas
e Acessíveis”, na qual serão abordados os desafios que designers, empresas e
administração terão que enfrentar no caminho para uma indústria mais comprometida.
A sessão contará com a participação de Tin Fonts, Decano do Colégio Oficial de
Design Gráfico da Catalunha, Francisco Tornos, designer da Ipacklab, Cris
Ladaga, diretora do curso de pós-graduação E-Acessibilidade em Recursos
Educacionais da UB, e Eduardo López-Roman, sócio fundador da associação de
direito digital, Enatic.
Outros setores com necessidades de impressão
A Graphispag também inclui conferências sobre impressão têxtil,
mundo editorial, impressão publicitária ou comercial onde serão valorizadas a
personalização, acabamentos e impressão a pedido.
O CEO da McCann, Enric Jové, explicará como os produtos gráficos
ajudam a construir marcas, Encarna Luque, da Roland DG EMEA, falará sobre a
evolução da estamparia têxtil e seu futuro, Lluís Virgos, da Fujifilm Espanha,
apresentará a personalização como uma oportunidade de negócio para prestadores
de serviços de impressão e Lluís Rovira da Sundisa, irá partilhar a experiência
e trajectória da empresa de grande formato.
Será também interessante a mesa redonda sobre impressão de
livros a pedido, com a participação de José Manuel Anta, director-geral da
Fande, Jesús Núñez, CEO da e-Versus, Miguel Ángel Sánchez, diretor geral da
Podiprint e Arantxa Mellado, diretor da LiberExpress.
Showroom de aplicações gráficas
Por outro lado, no espaço “Impressões”, será possível ver, tocar
e interagir com todo o tipo de produtos gráficos acabados, fornecidos e
explicados pelos próprios expositores e impressores. Serão obras reais com aplicações
inovadoras em setores como editorial, têxtil, embalagens e rótulos, design de
interiores, varejo, publicidade e grande formato, móveis, cerâmica, indústria
automóvel e outras indústrias.
Entre as mais de 100 aplicações que serão apresentadas neste
espaço, estarão livros impressos com tintas fluorescentes que permitem a sua
visualização em condições de pouca luz, peças de fantasias de carnaval de
Tenerife impressas diretamente no tecido, etiquetas 3D, acabamentos que simular
materiais como madeira ou mármore, impressões com texturas e relevos ou em
todos os tipos de móveis.
A Graphispag também
sediará diversas conferências técnicas, reuniões e assembleias organizadas por
associações empresariais e entidades profissionais ligadas à indústria gráfica
e comunicação visual.