“Como alternar entre impressão offset e digital a qualquer hora”
Numa altura em que o mundo vive uma crise pandémica, em que não é fácil realizar eventos presenciais, em que as feiras foram canceladas mas o mercado necessita de se manter a par das novidades que os fabricantes têm vindo a preparar nos últimos tempos, a Heidelberg decidiu dar um passo em frente e mostrar que não tem parado.
Assim, o gigante alemão da área de impressão optou por realizar o Heidelberg Innovation Week 2020, um evento virtual que decorre online e disponibiliza informação privilegiada sobre digitalização e flexibilidade.
Com o lançamento de vídeos temáticos apresentados por especialistas da marca, a Heidelberg está a mostrar soluções interessantes para empresas de média
dimensão, quais as oportunidades na área da digitalização coerente e ainda, como melhorar a rentabilidade e ampliar a oferta.
A Heidelberg está assim a apresentar novidades interessantes na área da impressão digital, na área do offset folha a folha, na pós-produção designada como acabamento, além de outras novidades relacionadas com a produção e o fluxo de trabalho.
Numa das apresentações sobre como decidir imprimir em offset ou digital, como alternar entre uma e outra impressão, Marc Schmitz, Product manager Versafire
Refere que a flexibilidade é o diferencial decisivo que aumenta o lucro.
Quais os benefícios quando selecionamos impressão offset e digital a partir do mesmo fluxo de trabalho? Quais as novas opções disponíveis para reduzir custos através da escolha inteligente entre várias máquinas?
Escolher de modo flexível entre offset ou impressão digital? Isso é possível graças ao desempenho da Versafire que oferece as vantagens de uma produção integrada. A Versafire está totalmente integrada no fluxo de trabalho Prinect.
Quando os dados do trabalho estão registados tornam-se a base para todos os meios de produção, tanto para a impressão digital como para o offset.
Esta base possibilita escolher, pouco antes da produção, em que equipamento o trabalho vai ser produzido e assim responder rapidamente aos desejos mais extravagantes do cliente. O Prinect Digital Frontend ajuda a simplificar a produção, criação de pedidos, verificação preflight, gestão de cores ou imposição. Todos os passos podem ser automatizados. As pequenas tiragens que antes eram feitas em offset podem se agora produzidas rapidamente. As amostras preliminares ou provas podem ser produzidas de modo rápido e fácil. Os operadores conhecem o fluxo de trabalho do ambiente de offset e não precisam de se especializar ou adaptar e, as falhas são reduzidas e a rentabilidade aumenta.
A integração permite definir a produção ideal de modo rápido dependendo da situação de custos, da ocupação da instalação e da pressão do tempo para a entrega dos trabalhos.
Tanto a impressão digital como a impressão offset são meios de produção de um mesmo fluxo de trabalho digital.
O importante é cumprir prazos, permanecer dentro da base de custo e ter uma boa qualidade.
Com mais de 1600 instalações em todo o mundo, a Versafire é uma solução de impressão digital há muito estabelecida e reconhecida no mercado.
Além da integração, a Versafire oferece um amplo leque de materiais de impressão como substratos sintéticos, estruturados, metalizados e pré-impressos
A Versafire oferece possibilidades de enobrecimento do trabalho, uma 5ª cor, bem como impressão de banners até 1,26m.
Neste momento a procura por impressão de qualidade em curtas tiragens continua a aumentar e a personalização está a ser cada vez mais apreciada, sendo evidente que a impressão digital oferece inúmeras e impressionantes possibilidades que podem ser exploradas pelos clientes e oferecidas a estes pelos profissionais de impressão.
A gestão de cores e o meio tom da Versafire é idêntico à impressão offset e, na maioria das vezes, o cliente nem percebe que não se trata de offset nem percebe a diferença.
A soluções são imensas e muitas vezes o cliente imprime o miolo em digital e a capa em offset e outras, faz precisamente o contrário, dependendo do objetivo do cliente com aquele trabalho específico.
A tudo isto a Heidelberg juntou o Digital Cluster, uma interconexão inteligente para várias máquinas e desta forma os trabalhos são produzidos em sequência, de forma inteligente, sem quebras na produção com mais rendimento e sem necessidade de pessoal adicional.
A relação custo benefício permite um retorno rápido e eficiente do investimento.