A Kodak concluiu a instalação do primeiro Platesetter Kodak Magnus Q4800 nas instalações do Grupo WKS em Essen, na Alemanha. Equipado com um sistema de carregamento de paletes XPL com quatro estações para quatro formatos diferentes de chapas, a configuração geral do MAGNUS Q4800 mede quase 19 metros de comprimento e 3,5 metros de largura. Isto significa que este é o maior CTP já instalado em qualquer lugar do mundo.
O WKS Group é um dos principais fornecedores de serviços de impressão nos países de língua alemã na Europa. O grupo engloba nove empresas em seis locais na Alemanha. Centros de produção de última geração possibilitam projectos de impressão com tiragens que variam de uma unidade a grandes quantidades no segmento de alto volume. O Grupo WKS oferece impressão plana e offset rotativa, bem como impressão digital e acabamento. Conhecimento especializado em multi-suporte e entrega e distribuição completam o portfólio de serviços do Grupo WKS.
Em dezembro de 2021, o CTP MAGNUS Q4800 totalmente automático foi instalado conforme planeado no centro de impressão offset do Grupo WKS. Para conseguir isso, no entanto, a equipa da Kodak teve que superar desafios logísticos. Quinze grandes caixas tiveram que ser transportadas do centro de produção e desenvolvimento CTP da Kodak em Vancouver, Canadá, para Chicago. A viagem continuou por via aérea para Frankfurt, na Alemanha, onde foram posteriormente transferidos em quatro semi-reboques para a sede do Grupo WKS em Essen. Na chegada, as caixas tiveram que ser levantadas até o quarto andar (16 metros de altura) com um guindaste para a instalação.
O CTP MAGNUS Q4800 oferece velocidade e produtividade líderes de mercado para a produção de chapas XLF. Este equipamento suporta chapas de até 2,86 m de largura e usa a tecnologia de imagem Kodak Squarespot, que oferece estabilidade, precisão e fiabilidade incomparáveis para a máxima eficiência e qualidade de imagem superior. A configuração do CTP Magnus Q4800 instalado no Grupo WKS fornece carregamento de chapas XLF de quatro paletes totalmente automático até 4.800 chapas, permitindo que mais de 10.000 m2 de chapas sejam feitas antes da necessidade de recarregar.
“Investir numa configuração CTP tão grande faz sentido porque responde perfeitamente aos requisitos actuais e futuros do nosso centro de produção de alto volume de Essen para tamanhos de chapas, produtividade e operação totalmente automatizada”, afirmou Frank Döding, director de operações do centro em Essen do Grupo WKS. “O CTP Magnus Q4800 coloca a capacidade de produção de chapas das nossas impressoras offset numa nova base tecnológica. Isto permitiu mudar de imagens UV para imagens de chapas térmicas e dá-nos uma maior capacidade de produção de chapas do que aquela que precisamos. Estamos muito satisfeitos pelo facto da Kodak ter conseguido instalar a nossa nova solução CTP dentro do prazo, especialmente durante a actual situação difícil da pandemia de Covid-19", conclui Frank Döding.
“Estamos extremamente satisfeitos com a conclusão bem-sucedida desta instalação pioneira.
O CTP Magnus Q4800 abrirá novas dimensões para o Grupo WKS em termos de qualidade de imagem de chapas XLF, automação e produtividade”, referiu Giuliano Bianchet, vice-presidente de vendas da EAMER na Kodak. “O CTP Magnus 4800 é mais uma prova de que a Kodak está a investir fortemente no avanço das tecnologias de impressão e pré-impressão, respondendo às necessidades dos nossos clientes para impulsionar a produtividade, rentabilidade e crescimento à medida que a indústria evolui.”