Música em 10 palcos, cinema, teatro, programação infantil e meia centena de debates compõem a 43.ª edição da Festa do Avante!, a rentrée comunista, na qual são abolidos talheres e pratos de plástico descartáveis.
O programa completo da festa do Avante!, foi ontem apresentado em conferência de imprensa na Quinta da Atalaia, no Seixal, onde os trabalhos de construção e montagem do espaço já decorrem, uma festa que acontece entre 6 e 8 de Setembro, um mês das eleições legislativas de 6 de outubro.
“Um programa amplo e diversificado, a começar daqui a 18 dias. A proximidade às eleições legislativas irá estar presente naquela que é a rentrée política dos comunistas no plano da afirmação da CDU e das suas propostas, bem como da necessidade do país avançar”, referiu Alexandre Araújo, membro do Comité Central do PCP. “Procuramos de ano para ano criar as melhores condições para receber todos os que ajudam na festa e aqueles que visitam e usufruem dos três dias. Este ano um cuidado particular às questões do acesso às pessoas com mobilidade reduzida, com medidas que fomos tomando”.
Segundo o dirigente comunista, foi dada igualmente uma grande importância às questões da limpeza, da reciclagem, anunciando a decisão de abolir a utilização de plástico descartável nomeadamente no serviço de refeições”.
O partido explicou que os plásticos descartáveis desaparecem dos pratos e talheres, com a utilização de outras soluções, enquanto os copos serão de plástico, mas dos reutilizáveis e cujo valor que é pago para o adquirir pode ser recuperado com a devolução do copo.