A impressão responsável, verde e, acima de tudo, inovadora marca o roteiro para que a indústria gráfica continue a reinventar-se e enfrente a quebra na procura causada pela pandemia e ainda uma maior digitalização da comunicação.
Como complemento à oferta comercial, a Graphispag apresenta este ano um programa de atividades com as quais pretende inspirar as empresas e profissionais gráficos a criar produtos e objetos impressos sustentáveis, duradouros, personalizados e de elevado valor acrescentado para os utilizadores. Este programa é composto por vinte conferências com a participação de 35 palestrantes e um show-room com cem inscrições para diversos setores.
De 24 a 27 de maio, a Graphispag inclui diferentes propostas de formação para que o setor gráfico possa atualizar os seus conhecimentos para inovar os seus processos, melhorar o catálogo de serviços gráficos e, ao mesmo tempo, aumentar a resiliência e rentabilidade dos seus negócios. Nesse sentido, a Graphispag 2022 estruturou as suas atividades em torno de dois espaços: “Diálogos”, com conferências e mesas redondas sobre tecnologia, aplicações gráficas e gestão empresarial, e “Impressões”, uma exposição central de produtos gráficos acabados, que se destacam pela sua inovação. Paralelamente, a feira disponibiliza aos visitantes outros eventos organizados por entidades e empresas do setor e a possibilidade de assistir também às conferências e atividades da Hispack, a grande feira de embalagens que se realiza simultaneamente no mesmo local e com a qual se partilham importantes sinergias.
A parte do congresso discutirá as principais tendências que impactam a atividade do setor gráfico: sustentabilidade, transformação digital e personalização, junto a empresas fornecedoras de tecnologia e materiais e gráficas. Da mesma forma, serão discutidas novas aplicações gráficas específicas para impressão têxtil, embalagem, mundo editorial, publicidade ou grande formato. E para ajudar a aumentar a confiança entre empresas e profissionais do setor para enfrentar os desafios do futuro imediato, haverá sessões sobre gestão empresarial, motivação e inovação. Destaca-se por exemplo as sessões de Alex Rovira, especialista em psicologia da liderança e comportamento corporativo e autor de livros best-sellers, Víctor Küppers, professor universitário, formador e escritor reconhecido pelas suas palestras sobre atitude, paixão e entusiasmo e Jep Tarradas, consultor que falará sobre inovação e colaboração para o crescimento dos negócios.
Impressão sustentável, o novo paradigma
A sustentabilidade será um dos eixos principais do espaço “Diálogos” da Graphispag e será abordada sob vários pontos de vista (regulamentos, uso de materiais e tintas, ou aplicações de tecnologia gráfica, entre outros). A mesa redonda “Impressão Sustentável: Marketing ou Compromisso” contará com Ángel Pérez e Jaime de Diego, da Heidelberg Espanha, Oriol Llinás, da União Papelera, Cristian Arenas, do Tois Estudio e Patricia García-Manso, do DIN Impresores.
Serão também apresentadas as estratégias e experiências que estão a ser levadas a cabo tanto por fornecedores como por gráficas nesta área. Assim, o diretor de Sustentabilidade Corporativa da Epson Ibérica, Joan Escoté, apresentará o relatório de sustentabilidade da empresa na Europa enquanto o gestor de projetos da Sabaté Print Everything, Germán López, abordará as grandes possibilidades oferecidas pela impressão verde para alcançar 360 graus sobre a impressão sustentável.

impressão de embalagens
A coincidência da Graphispag com a Hispack aumenta o interesse em descobrir novas opções e aplicações para impressão de embalagens. Relacionadas a este tema, estão agendadas várias sessões. Assim, Pere Coll, diretor de P&D da Enplater, falará sobre as vantagens oferecidas pelas embalagens flexíveis pelo menor uso de materiais e por possibilitar um transporte mais eficiente. Por sua vez, o consultor Álvaro Quintanilla explicará novas oportunidades de diferenciação e customização em embalagens no atual contexto de mudança do setor gráfico. Quanto às questões mais técnicas, falar-se-á de soluções de filme PET para embalagens por TPL, das possibilidades oferecidas pela estampagem a quente ou a frio (cold foil ou hot foil) para obter acabamentos de impressão impressionantes, da Heidelberg, ou a partir da aplicação de espátula estendida de base solvente em flexografia e rotogravura por OQ.
Ainda na área de embalagens, haverá apresentações sobre as contribuições que a impressão 3D pode dar no desenvolvimento de embalagens, por Magi Galindo, diretor técnico do centro de inovação IAM3DHUB, e sobre impressão funcional, por Cristina Casellas, promotora de tecnologia da Eurecat .
Destaca-se também a mesa redonda sobre “Embalagens Comprometidas e Acessíveis”, na qual serão abordados os desafios que designers, empresas e administração terão que enfrentar no caminho para uma indústria mais comprometida. A sessão contará com a participação de Tin Fonts, Decano do Colégio Oficial de Design Gráfico da Catalunha, Francisco Tornos, designer da Ipacklab, Cris Ladaga, diretora do curso de pós-graduação E-Acessibilidade em Recursos Educacionais da UB, e Eduardo López-Roman, sócio fundador da associação de direito digital, Enatic.
Outros setores com necessidades de impressão
A Graphispag também inclui conferências sobre impressão têxtil, mundo editorial, impressão publicitária ou comercial onde serão valorizadas a personalização, acabamentos e impressão a pedido.
O CEO da McCann, Enric Jové, explicará como os produtos gráficos ajudam a construir marcas, Encarna Luque, da Roland DG EMEA, falará sobre a evolução da estamparia têxtil e seu futuro, Lluís Virgos, da Fujifilm Espanha, apresentará a personalização como uma oportunidade de negócio para prestadores de serviços de impressão e Lluís Rovira da Sundisa, irá partilhar a experiência e trajectória da empresa de grande formato.
Será também interessante a mesa redonda sobre impressão de livros a pedido, com a participação de José Manuel Anta, director-geral da Fande, Jesús Núñez, CEO da e-Versus, Miguel Ángel Sánchez, diretor geral da Podiprint e Arantxa Mellado, diretor da LiberExpress.
Showroom de aplicações gráficas
Por outro lado, no espaço “Impressões”, será possível ver, tocar e interagir com todo o tipo de produtos gráficos acabados, fornecidos e explicados pelos próprios expositores e impressores. Serão obras reais com aplicações inovadoras em setores como editorial, têxtil, embalagens e rótulos, design de interiores, varejo, publicidade e grande formato, móveis, cerâmica, indústria automóvel e outras indústrias.
Entre as mais de 100 aplicações que serão apresentadas neste espaço, estarão livros impressos com tintas fluorescentes que permitem a sua visualização em condições de pouca luz, peças de fantasias de carnaval de Tenerife impressas diretamente no tecido, etiquetas 3D, acabamentos que simular materiais como madeira ou mármore, impressões com texturas e relevos ou em todos os tipos de móveis. A Graphispag também sediará diversas conferências técnicas, reuniões e assembleias organizadas por associações empresariais e entidades profissionais ligadas à indústria gráfica e comunicação visual.