A startup portuguesa 360imprimir, criada em 2013, fechou recentemente uma ronda de fundraising, no valor de 20,4 milhões de dólares (18 milhões de euros), que servirá para entrar em novos mercados, alargar a gama de produtos e investir em tecnologia e I&D.
Assente num modelo de negócio fabless (sem capacidade própria), a 360imprimir é uma plataforma de e-commerce, focada no do-it-yourself dos clientes (PME’s e profissionais), que permite a evolução para todos os produtos impressos e serviços associados. Um dos elementos diferenciadores desta empresa é a tecnologia que, através de um software de agregação inteligente, consegue assegurar aos clientes os preços mais baixos do mercado.
Com o negócio assente na tecnologia, a empresa de produtos e serviços de marketing conta com 60 engenheiros de software que reúnem esforços diariamente para desenvolver os 47 módulos tecnológicos que a empresa detém.
Todo o desenvolvimento é feito internamente: desde a tecnologia relacionada com a plataforma e com os mecanismos inerentes ao seu funcionamento, passando pela tecnologia disponibilizada aos parceiros de produção e logística ou o algoritmo que realiza a selecção automática do parceiro de produção em função do local de entrega e do tipo de produto.
“Num contexto de rápido crescimento como o nosso, temos que estar sempre um passo (ou dois!) à frente dos desafios, para que possamos actuar como enablers do negócio. A 360imprimir é uma empresa inovadora e de génese tecnológica, pelo que estamos sempre atentos às mais recentes tendências em temas como Performance, Escalabilidade, Automação, Inteligência Artificial ou Realidade Aumentada. É esse nosso DNA que nos torna únicos.”, sublinha Hugo Neto, Chief Technology Officer da 360imprimir.

ajudar as pequenas e médias empresas (PME’s) a ter uma comunicação de sucesso.
Tendo em conta o objectivo da empresa em responder a todas as necessidades de marketing dos actuais e potenciais clientes, uma das prioridades definidas para os próximos 3 anos, consiste no alargamento da gama em 20.000 produtos. Esta nova gama irá incluir produtos como sacos, embalagens e consumíveis associados ao fabrico e à expedição de encomendas, revistas, catálogos, livros e derivados, etiquetas em rolo e algumas sub-gamas de produtos para o canal Horeca.