Este é um dos atributos que, muito frequentemente ouço apontar a quem alcança sucesso… Todos desejamos sucesso. Então, se para o alcançar é preciso sorte, valerá a pena tratar de perceber o que é a sorte, para ver se também a podemos obter. Escutei há algum tempo uma definição de que gostei particularmente: Sorte é o que resulta quando uma boa preparação encontra uma oportunidade.
É claro que não nos estamos a referir à sorte de ganhar a lotaria (oportunidade), embora, mesmo essa, só funciona se tivermos jogado (preparação). Estamos a referir aquela outra sorte, que permite que um negócio tenha sucesso, enquanto outros falham. Que faz com que um restaurante esteja cheio, enquanto outros na mesma zona e com o mesmo nível de preços, estão às moscas. Que faz com que uma gráfica não tenha mãos a medir, enquanto outra não consegue encomendas de clientes que paguem.
Bem, passamos rapidamente de um conceito de sorte que cai do céu aos trambolhões, para a noção de que para ter sorte é preciso preparação, e essa dá trabalho. Não chove do céu… Preparação é o oposto de improviso. Implica pensar antes “das coisas acontecerem”, o que poderá passar-se e qual a melhor forma e equipamento necessário para lidar com as diferentes possibilidades. Na minha qualidade de navegador, quando preparo uma viagem, ainda que estude todos os dados disponíveis sobre meteorologia, sei bem que estes dados variam com o tempo e, por isso, tenho que estar preparado para cenários alternativos.
Assim, não só tenho que equipar a embarcação com o equipamento e acessórios adequados às diferentes condições de tempo, como tenho que ter à mão, sempre disponíveis os dados de contacto de todos os portos alternativos no meu percurso, os dados cartográficos de aproximação e entrada em cada um deles. Também tenho que me preocupar com a minha tripulação. Que níveis de formação têm eles? Não é quando uma tempestade começar que vou ensinar procedimentos de segurança e explicar a cada um o que deve fazer. Tudo isso teve que ser feito antes de largar.
Atrevo-me a dizer que, na atividade empresarial, navega-se da mesma maneira: temos que estar preparados, pois as oportunidades andam aí. Temos que olhar para o mercado e perceber para onde sopra o vento… quais as tendências. O que os clientes precisam. Temos que olhar para a nossa empresa e perceber se estamos equipados para responder bem às necessidades dos clientes. Temos que olhar para a nossa equipa e perceber se sabem todos o que devem fazer em cada momento. Temos que apostar em formação e treino.Temos que garantir que todos se sentem parte do conjunto e motivados para contribuir para o resultado coletivo. Temos que garantir que todos remam a tempo e não cada um ao seu jeito.
Se estivermos bem equipados, com uma equipa bem preparada e motivada, não haverá oportunidade que nos escape. Seremos mais uma empresa de sorte.