O Printalks 2019 em resumo: foram dois dias com números e afirmações importantes, e que valem a pena recordar e reter da edição deste ano.
Para quem esteve presente no Printalks 2019, e mais ainda para quem não teve a oportunidade de marcar presença neste evento, importa relembrar ou revelar alguns dos dados e momentos mais importantes desta edição.
NÚMEROS DO PRINTALKS 2019
- 2 dias
- 11 sponsors
- 220 pessoas
- 96 empresas no total
- 45 empresas da área de impressão
- 23 agências de publicidade e clientes finais
- 20 fabricantes e fornecedores de equipamentos, produtos serviços
- 3 editoras
- 3 agências de comunicação
- 2 escolas de Cursos de Design e Produção Gráfica
O QUE SE DISSE
“Nunca vi uma crise anunciada”
“Sempre que nos avisam que vamos ter problemas infinitos, acaba por não ser verdade.”
Francisco Gonçalves (Vice-Presidente Câmara Municipal de Oeiras
“É fácil dizer que somos a confederação das grandes empresas.”
“97% das empresas são compostas até 10 pessoas.”
“Crescer a 1,5% não é crescer.”
António Saraiva (Presidente da CIP)
“As páginas impressas em digital com CMYK+ vão crescer mais de 20% “
“O CMYK+ permite um fantástico novo mundo aplicacional, gera competitividade versus o trabalho convencional, aumenta o espectro de cor que são impressas”
Nuno Soares (Xerox)
“É tempo de repensar aquilo que antes era possível “
Hoje a impressão é possível em substratos pretos, transparentes etc . Hoje Impressão em HD em substratos pretos e metálicos é realidade.
Zoltan Kanovits (Atelier Kanovits)
“Hoje-em-dia pretende-se cada vez mais diferenciação e pequenas tiragens, o que era quase impossível há uns anos.”
“Hoje-em-dia os designers têm a vida muito facilitada e já não há limites criativos.”
Conceição Barbosa (Loja das Maquetas)
“As gráficas acreditam menos nesta impressão que os clientes finais.”
“Como indústria não podemos apenas pensar no negócio puro. (quando falava do braile)”
Marco Losas (Canon Ibérica)
“Constant passion, innovation and creativity, that’s the game in your industry!”
Miguel Marques (Secret Pumpkin)
“As grandes marcas de luxo continuam a querer muito um grande formato impresso.”
“Cada vez mais os nossos clientes procuram qualidade.”
“Em termos de gestão de negócio, cada vez mais nos preocupamos com a qualidade e não com o preço.”
João Alves (JC Decaux Artpoty)
“Os Millenimals procuram rótulos arrojados e têm uma maior tendência em decidir a compra de um produto em função do design do rótulo.”
“Cada vez há maior utilização do branco nos rótulos. “
Guy Boxall (OKI Europe)
“As redes sociais são um obstáculo para o livro, mas também vendemos muitos livros pelo Facebook.”
“Fazemos ebooks de todos os livros que editamos e as vendas são inferiores a 1%.”
“Temos de usar o digital par anos complementar, e não para jogar contra nós.”
Gonçalo Martins (Break Media Publishing Group)
“O facto das pessoas comprarem mais online, fazem com que as encomendas sejam recebidas em caixas de papel, que são mais uma forma de comunicar.”
“Todos os anos mando para parceiros, clientes e colaboradores uma cartão de Natal em papel porque tem uma carga emocional maior que um e-mail teria.”
Edson Athayde (FCB Lisboa)
“Nas empresas familiares ainda é mais difícil haver uma reinvenção porque ao ser necessário contratar novas pessoas, há, muitas vezes tendência para contratar pessoas da família, mesmo sem que estas tenham as competências necessárias.”
João Monteiro (Grafopel)
“Em Portugal as escolas ainda não estão preparadas para desenvolver protocolos com as empresas.”
Daniel Furet (Lidergraf)
“Os jovens ainda acham que trabalhar nas empresas gráficas é ter um local de trabalho sujo.”
Nuno Monteiro (BluePrint Products)
“O senhor Armani parou mandou parar pela primeira vez o seu motorist enquanto faia um percurso de carro na cidade de Roma, para sair e ver uma publicidade com um complemento 3D, num outdoor!”
“É preciso manter e trazer pessoas para a lojas e fazê-las passar lá mais tempo”
Gaspare Bugli (Massivit)
“No Japão trocam-se cartões de visita por consideração.”
“Existem casos onde o papel deixou de fazer sentido, mas existem outros onde faz ainda mais sentido!”
“Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã. Tudo acontece agora e muito depressa.”
Carlos Coelho (Ivity Brand Corp)
A minha ligação ao papel vem desde sempre e mesmo sendo influencer, quando organizo workshops com seguidoras preparo tudo para ter elementos em papel, como blocos, sacos, cartões, marcadores d lugar, etc.
Sofia Novais de Paula (Directimedia)
“As empresas têm de preparar o que aí vem e o que aí vem implica mudanças no processo de produção”
Miguel Marques (Jorge Fernandes Artes Gráficas)