A APIGRAF – Associação Portuguesa de Indústrias Gráficas e Transformadoras de Papel realizou a 12 e 13 de Outubro o seu Encontro anual que reúne profissionais da área gráfica para debater temas de relevo para a actividade dos seus associados.
Este ano o Encontro da Apigraf decorreu em Viseu, no Hotel Montebelo, contando com empresas associadas que escolheram participar de modo a poderem inteirar se das actividades da associação, bem como assistir às apresentações dos patrocinadores, Xerox e Fujifilm. Para além disto, a Apigraf convidou Zezo de Carvalho, um destacado consultor e orador que falou sobre motivação e formas de olhar para o sucesso nas empresas.
Os Encontros da Apigraf têm sempre uma componente solidária, implementada nos últimos anos pela actual direcção e esta atitude tem permitido ajudar entidades de carácter social. Este ano a Apigraf desafiou os profissionais gráficos a montarem bicicletas que foram depois entregues a algumas instituições infantis.
Esta iniciativa ocupou a manhã do primeiro dia, tendo se seguido um almoço convívio entre todos. A tarde teve início com a apresentação das actividades e resultados anuais desenvolvidos pela Apigraf, pela voz de Teresa Borba, secretária geral, que informou os associados não apenas das iniciativas dos últimos meses, a par de ter dado a conhecer aos presentes as acções programadas para 2019. Entre o deve e o haver, Teresa Borba referiu a saída de algumas empresas associadas, mas destacou a entrada de outras tantas que, em termos de colaboradores e facturação, superam as que se retiraram.
Entre outros factos, os associados ficaram elucidados sobre protocolos e presenças da Apigraf em inúmeros eventos e puderam no final esclarecer algumas dúvidas.
De seguida Hélder Nogueira da Fujfilm apresentou um tema sobre a transformação digital no mercado gráfico actual, dando destaque a alguns dos equipamentos inkjet que estão a alcançar elevado destaque no mercado e a registar preferência dos profissionais da área de impressão. Durante a sua apresentação, Hélder referiu os pontos positivos e colocou a Fujfifilm como uma empresa que está disponível para apoiar todas as empresas que queiram reinventar o seu modelo de negócio.
Seguiu-se uma apresentação da Xerox sobre Comunicações Gráficas – um mundo em plena transformação disruptiva entregue a Paulo Carvalho. O tema focou sobretudo a gama de equipamentos com destaque para a Xerox Iridesse Press.
Após as apresentações das duas empresas, o palco pertenceu a Zezo Carvalho que cativou a assistência com a forma descontraída com que abordou a gestão estratégica das empresas. O momento foi interrompido pelo coffee break e registou-se, então, uma partilha de experiências e análise crítica sobre liderança e comunicação. O consultor pediu a colaboração de todos para a formação de grupos de modo a que fossem trabalhadas ideias inovadoras relacionadas com a gestão das empresas gráficas.
-
Paulo Carvalho, Xerox
O dia terminou com um jantar na Casa da Ínsua onde foram entregues os certificados de Antiguidade Industrial, que como nota de curiosidade, permitiu revelar que a empresa Jorge Fernandes Artes Gráficas tem 141 anos de actividade, sendo uma das mais antigas gráficas em funcionamento e que continua a ser referência no mercado.
José Manuel Lopes de Castro, director geral da Norprint e presidente da Apigraf, entregou os certificados, cumprimentando e parabenizando os responsáveis das mais de 30 empresas presentes. Reservou-se para o final uma justa homenagem a Maria Manuel Moita, conhecida por Mané e colaboradora da Associação há várias décadas.