Encontrámos a Pixartprinting em Berlim, durante a Fespa e quisemos saber como é que esta empresa, líder europeia em web to print está a lidar com os novos desafios da indústria mundial. “Fora da caixa” desde que iniciou o seu projecto, a Pixartprinting sabe que é precisamente por isso que continua imparável.
Qual ou quais as razões que levaram a Pixartprinting a estar na Fespa de Berlim?
FG: Escolhemos participar na Fespa para encontrar pessoalmente os nossos clientes e apresentar as numerosas vantagens da fórmula Pixartprinting a quem ainda não é nosso parceiro: um parque de máquinas com mais de 100 instalações que representam o melhor das tecnologias de impressão disponíveis no mercado, graças às quais podemos garantir uma excelente qualidade, velocidade de execução e preços competitivos. A isto acrescentam-se os serviços dedicados aos profissionais do programa PIXARTPRO, um conjunto integrado de vantagens exclusivas e promoções que reservamos aos profissionais da impressão. Estamos extremamente satisfeitos com esta experiência que nos permitiu levar o diálogo constante que mantemos com os nossos clientes através da Assistência ao Cliente (que conta com mais de 80 profissionais) também para um plano físico, recolhendo presencialmente comentários, elogios e tantas novas ideias para continuarmos a desenvolver o nosso serviço.
Que tipo de clientes visitaram o stand da Pixartprinting na Fespa?
FG: A visitar o stand foram sobretudo tipógrafos europeus, médias e grandes empresas que foram à Fespa para obter informações sobre as novas tecnologias de impressão disponíveis: a eles, depois de explicarmos as vantagens competitivas da “fórmula Pixartprinting”, entregámos os sample kits dos nossos materiais para lhes permitir sentir com as suas próprias mãos a variedade dos nossos materiais e suportes e testar a qualidade de impressão. Oferecer-lhes as várias amostras deu-nos a oportunidade de divulgar, ainda que parcialmente, a riqueza de um catálogo que, atualmente, conta com mais de 400 produtos com mais de 3 milhões de combinações possíveis.
Em que novas área está a Pixartprinting a investir?
FG: A Pixartprinting está a investir em todas as linhas de produção, quer a nível de novas tecnologias de impressão, quer de acabamentos: o objetivo é expandir a carteira de produtos oferecendo sempre uma maior qualidade e preços competitivos, mas sobretudo investindo na nossa relação com os clientes, melhorando continuamente a nossa UX e os serviços que fornecemos, começando pelo alargamento dos horários da Assistência ao Cliente para fornecer sempre respostas imediatas, qualificadas e resolver as exigências dos clientes.
A área das embalagens e etiquetas continua a crescer. A aposta nestas áreas por parte da Pixartrinting continua?
As embalagens e as etiquetas continuam a representar um segmento muito importante para o nosso negócio. No ano passado lançámos a Catalyst, a linha completamente dedicada às embalagens, que integra tecnologias de última geração, entre as quais o sistema de impressão HP Indigo 30000, com unidades de priming capazes de imprimir em quadricromia cartões até 450 g/m2, e a solução digital para os acabamentos especiais com assinatura Scodix, que confirmam a nossa propensão para a inovação e a escolha de equipamentos de vanguarda. Outros sistemas implementados foram a envernizadora in-line Harris & Bruno ExelCoat ZR30, a cortadora Bograma BSR 550 Servo Rotary e a máquina de dobragem e colagem Kama Flexfold 52i. O investimento de vários milhões de euros permitiu-nos revolucionar a oferta de embalagens personalizadas, dando vida a um modelo de negócio inédito para as embalagens online: hoje em dia, somos capazes de oferecer caixas de cartão com tiragens que para alguns modelos começam num mínimo de 25 unidades. No total, em catálogo, temos mais de 300 combinações de formato, dimensões e personalizações, entre as quais os acabamentos especiais.
“O investimento de vários milhões de euros permitiu-nos revolucionar a oferta de embalagens personalizadas, dando vida a um modelo de negócio inédito para as embalagens online: hoje em dia, somos capazes de oferecer caixas de cartão com tiragens que para alguns modelos começam num mínimo de 25 unidades.”
Federico González, Pixartprinting
Tudo isto com possibilidade de entrega em apenas 48 horas. As etiquetas representam uma parte importante da nossa faturação e a pesquisa de produto é contínua. Este ano, duplicámos a nossa capacidade produtiva e, nos últimos meses, inserimos novos materiais e papéis especiais, além do embelishment. Uma oferta pensada para satisfazer as exigências das pequenas e médias empresas que operam no setor food&beverage. Graças à qualidade da impressão em hexacromia, ao fornecimento em bobina, ao desempenho antirriscos, à ampla gama de suportes e aos custos competitivos, apresentamo-nos como complemento de serviços para impressão offset ou impressão flexográfica também para empresas mais estruturadas. Além da capacidade de personalização em termos de forma e gráfica, um dos pontos fortes é seguramente o formato. Muitos dos nossos clientes requerem a impressão de etiquetas em bobina para a aplicação com máquinas automáticas nos seus processos produtivos.
Em que países está a Pixartprinting a crescer mais?
O nosso ano fiscal está quase a terminar e posso antecipar com satisfação que também este ano iremos registar uma percentagem de crescimento de dois dígitos: os mercados que no último ano registaram maior vivacidade foram seguramente o italiano, espanhol, francês e Reino Unido, mas continua o nosso crescimento também na Suíça, Portugal e na Europa em geral. Em Itália somos o primeiro e-commerce com produção industrial e continuamos a ser líderes de mercado.
A sede da Pixartprinting permanecerá em Veneza?
Actualmente, não temos previsões de deslocar a nossa sede: é um grande valor adicional para o serviço que
podemos dar aos nossos Clientes ter uma produção centralizada, uma única sede a partir da qual controlamos
operativamente a produção e o envio das mais de 10.000 encomendas diárias.
Quais são os maiores desafios que a Pixartprinting enfrenta actualmente?
O mercado europeu está a assistir a um crescimento progressivo do web to print: são muitos os players de pequenas dimensões que estão a começar a sua própria aventura empresarial no mercado da impressão online e contamos também com algumas grandes empresas presentes em vários mercados europeus (principalmente concorrentes alemães): é, assim, uma concorrência que tende a crescer mas, do outro lado, está o consumidor que exige cada vez mais. É isso que nos interessa representar, o ponto mais alto do padrão de mercado em termos de qualidade, conveniência e serviço, e isto é-nos reconhecido pelos mais de 600.000 clientes que todos os anos escolhem a Pixartprinting.