É já a 18 de novembro que decorrerá o primeiro Future Book Forum
Virtual da Canon, com o objetivo de impulsionar o crescimento na edição de
livros. Num ano atípico este tema tem relevância pela necessária adaptação a
novos hábitos de consumo.
2020 tem sido um ano de mudança para muitas empresas e setores,
durante o qual tiveram de se adaptar às circunstâncias em constante mudança.
Todavia, os desafios trazem oportunidades e este será o tema fulcral desta
edição do Future Book Forum. Este ano celebra-se a oitava edição do Future Book
Fórum, a primeira a realizar-se online devido à atual pandemia de COVID-19. O
evento online terá lugar no dia 18 de novembro de 2020, entre as 14:00 e as
16:45 GMT, e irá refletir sobre o impacto que a pandemia teve no setor da
edição de livros, bem como sobre as oportunidades que nos apresenta.
Ninguém poderia ter imaginado como o mundo e os negócios iriam
mudar em 2020, e é inegável que a COVID-19 alterou os comportamentos dos
consumidores, impactando a forma como os livros são criados, editados e
consumidos. Peter Wolff, Vice President, Production Printing Products (PPP),
EMEA Commercial Printing da Canon Europa, afirma que, “esta edição do Future
Book Forum chega num ano que desafiou muitas das empresas do setor, que estão
agora a redefinir as suas estratégias a curto prazo e a implementar práticas de
negócio sustentáveis para sobreviverem a longo prazo. Também assistimos a uma
mudança nos hábitos dos consumidores que levou as empresas a pensar sobre como
alcançar os seus leitores de forma diferente. O Fórum deste ano irá abordar
precisamente estas questões. Os participantes podem juntar-se a nós para
descobrir novas oportunidades de crescimento com os livros impressos, e de que
forma as editoras podem aportar valor à próxima geração de leitores.”
Esta é a primeira vez que o Future Book Forum vai decorrer em
formato online e os participantes terão acesso a apresentações envolventes e elucidativas
de editoras de todo o mundo, que refletem sobre como a indústria poderá
sobreviver, sustentar-se e inovar numa crise. O evento do ano passado focou-se
na construção e fomento de comunidades de leitores, para permitir às editoras e
às gráficas encontrar novas áreas de crescimento. Esta mensagem permanece
igualmente relevante este ano, em que o mercado necessita de se unir para
descobrir os novos modelos de negócio que surgiram em consequência da COVID-19.
O evento será liderado por Peter Fisk, autor e orador de renome
global, que destaca que, “Ao longo dos últimos sete anos, o Future Book Forum
tem levado as editoras numa viagem para repensar os livros e novas
oportunidades de crescimento. Este ano, o desafio é urgente: chegou o momento
de o setor ter coragem e fazer o futuro acontecer. É hora de sobreviver e
prosperar!”
Mark Allin, Empresário e Chair da William Reed Business Media, que
tem apoiado o Future Book Forum nos últimos três anos, acrescenta: “O Future
Book Forum de 2020 chega num momento extraordinário para todos nós. O evento
anual permite à indústria unir-se para refletir, recarregar baterias e voltar a
focar-se no futuro, ouvir e aprender com histórias inspiradoras de empresas em
todo o mundo, e ainda interagir e colaborar mutuamente neste evento online
único.”
Outros oradores confirmados são Nick Morris e Alex Quicho da
Canvas8, que vão comentar a pandemia do ponto de vista dos consumidores e como
2020 mudou o mundo e os comportamentos dos leitores. Claire MacLellan, da
Future PLC, irá examinar a COVID-19 sob a perspetiva do mundo da edição e
partilhar como este ano alterou o negócio da sua empresa. Tara Lajumoke e
Harriet Wright da FT Strategies vão falar sobre como, agora mais do que nunca,
importa manter uma relação mais profunda com os consumidores. Jesús Badenes del
Río, da Planeta, e Sven Fund, da Knowledge Unlatched, vão conduzir a sessão
“Innovation Accelerator”, refletindo sobre como o mundo mudou, a importância
dos livros físicos e o novo papel de valor acrescentado que desempenham.
Decorrerá também uma mesa redonda com livreiros de diferentes
países, que vão debater como mudança dos negócios tem sido acelerada e as suas
expectativas para o futuro.
O Future Book Forum da Canon dedica-se a Editoras, Gráficas de impressão de livros, Distribuidores, Jornalistas, Associações de Editoras e Gráficas, Fornecedores de tecnologia / Start-ups, Gráficas de catálogos e revistas, influenciadores e líderes de opinião de organizações, fóruns, media, etc. Para mais informação sobre o evento e como se registar, visite o site. A participação é gratuita.