O crescimento orgânico nos principais clientes, o crescimento no sector não alimentar e a atualização de preços de venda foram fatores essenciais para o aumento de 8% na faturação da Graphicsleader em 2020.
A empresa portuguesa foi a primeira incorporação internacional no grupo espanhol, sucedida pela aquisição da francesa Allard Emballages, em 2021. A Graphicsleader, referência do sector do packaging em Portugal e adquirida pelo grupo espanhol Hinojosa no início de 2020, fechou 2021 com uma faturação de 26,6 milhões de euros, 8% acima do que no período anterior. O crescimento orgânico nos principais clientes, o crescimento no setor não alimentar e a atualização de preços de venda foram essenciais no contexto de um ano marcado por um aumento de custos sem precedentes. O seu posicionamento no mercado português, onde é líder no negócio de embalagens em cartolina e em micro-canelado e fornece as principais marcas europeias, contribuiu para reforçar significativamente a presença dos produtos da Hinojosa no mercado europeu. A sua forte atividade exportadora é de realçar, já que mais de 40% da sua produção se destina aos mercados internacionais. As aquisições da Graphicsleader e a da Allard Emballages em 2021 foram os marcos iniciais da internacionalização da Hinojosa, contribuindo para a vocação do grupo de se converter num actor importante no sector do packaging sustentável no sul da Europa.
Hinojosa factura 644 milhões de euros
O Hinojosa Packaging Group fechou 2021 com uma faturação total de 644 milhões de euros, 49,7% acima do que no exercício anterior. O aumento da procura de bens de consumo, a preferência dos clientes por utilizarem cada vez mais embalagens sustentáveis e o constante incremento do e-commerce foram fatores essenciais neste exercício. Num ano caraterizado pelo aumento significativo de custos em todas as indústrias e pela recuperação económica, a Hinojosa continuou a apostar na especialização, na inovação e na sustentabilidade, alavancas essenciais para o seu crescimento.
Sustentabilidade em toda a cadeia de valor
A Hinojosa promove o impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades em que opera através de um modelo de Economia Circular. Em 2021 conseguiu uma redução de 40% na sua pegada de carbono, através da instalação da primeira unidade de produção solar fotovoltaica para autoconsumo.