“A certificação não é uma meta, é um início”. Foi desta forma que Bruno Moluras, responsável pela Onda Grafe descreveu as certificações atribuídas à empresa, acrescentando ainda que continuam a aprender imenso com todo este processo.
A Onda Grafe recebeu ontem, 23 de Abril, a atribuição das certificações ISO 9001 E FSC, nas suas instalações em Santo Antão do Tojal. Para marcar o momento da atribuição do içar das bandeiras, a empresa organizou uma visita às suas instalações, mostrando equipamentos e todas as áreas de actividade.
Sendo uma das mais destacadas empresas nacionais, a Onda Grafe tem investido continuamente ao longo dos anos e por isso foi sem surpresa que os seus responsáveis, Vitaliano, Bruno e Raquel Moluras revelaram os novos investimentos que estão a chegar à empresa para vários departamentos.
À visita guiada pelos responsáveis da Onda Grafe seguiu-se o momento do içar das bandeiras, que contou com a participação dos vários intervenientes no processo de certificação e terminou com Bruno Moluras, a referir que a certificação é apenas apenas o início de um processo e que, apesar da empresas estar certificada desde Dezembro, a aprendizagem continua. “Este é um momento simbólico e a certificação não é uma meta mas antes uma partida”.

Entre os convidados esteve o presidente da Junta de Freguesia de Santo Antão do Tojal, João Florindo, que aproveitou para falar sobre o facto da Onda Grafe ser uma empresa que cria riqueza para o concelho e oferece postos de trabalho. O autarca convidou ainda os presentes na cerimónia a visitarem a localidade, destacando palácios, monumentos e actividades culturais.
Seguiu-se o momento da atribuição dos certificados que foram entregues em mão pelos responsáveis da APCER e da FSC PORTUGAL e houve ainda tempo para que José de Oliveira Coelho, director de Sistemas da Onda Grafe, homenageasse todos os colaboradores da empresa que mantiveram a gráfica em funcionamento, contribuindo assim para o elevado nível de qualidade e serviço e se empenharam em todo o processo de certificação.

A finalizar houve tempo para um lanche com direito a bolo e champanhe.
Novos investimentos a caminho
Durante a visita guiada à empresa, Bruno Moluras revelou que a Onda Grafe vai receber uma nova linha de revista da Duplo, uma iSaddle, reforçando assim a sua produção, sendo esta a primeira unidade do género a chegar ao mercado. Este equipamento prima pela capacidade de trabalhar com gramagens entre 64 e 300 gr ,2 e produz até 5000 booklets por hora.
Para além disto, há um outro investimento num Duplo Dusense Coater para impressão de verniz UV. Este equipamento esteve em exposição no stand da Anasisgraf, durante a feira Portugal Print, que teve lugar em Fevereiro último e foi um dos que mais atenções atraiu no certame.