O fotógrafo norueguês e embaixador da Sony, Ole Salomonsen, partilha as suas principais dicas, para capturar as melhores imagens de luzes do norte e vida selvagem. Vídeo exclusivo mostra como o fotógrafo captura a beleza remota da natureza, do céu aos mares
Foi ontem divulgado o novo vídeo do famoso fotógrafo Ole Salomonsen, que traça a rota perfeita em torno do norte da Noruega, numa missão para capturar os deslumbrantes matizes da aurora boreal e das baleias na sua área de alimentação ártica. Considerado por muitos como um dos mais belos fenómenos naturais do mundo e com uma grande lista de fotógrafos de natureza de todos os lugares, as luzes do Norte são inspiradoras e difíceis de capturar adequadamente.
-
“Northern Lights” – Ole Salomonsen
O Ole fotografa estes lindos, mas muitas vezes duros, ambientes invernosos há mais de dez anos. Um premiado embaixador da Sony, que filma com o α7RIII e a α9 e, como ele diz, “elas são as companheiras perfeitas para estas condições”.
Para a Northern Lights, aqui estão as dicas do Ole para ajudar os outros a aproveitar ao máximo o céu noturno:
Encontre uma câmara com um nível de megapixel alto e uma boa dinâmica
“A Sony α7RIII tem 42 megapixels. É uma câmera incrível para fotografia de paisagens. Tem também um alcance dinâmico incrível. O alcance entre as luzes do norte e o primeiro plano pode ser de mais de 15 paragens, então a melhor sobre a α7RIII é que tem um ótimo sensor.”
Procure por invariância de ISO na sua câmera
“Significa que eu posso expor a imagem propositadamente para não queimar os destaques da forte exposição auroral. Mas depois posso aumentar a exposição mais tarde, sem acrescentar nenhum ruído.
Velocidades mais baixas do obturador significam maior detalhe
“Eu prefiro empurrar o ISO levemente e diminuir a velocidade do obturador para obter mais detalhes da aurora, e esta câmera realmente permite fazer isso. A α7RIII é fantástica, pois posso chegar até 10.000 ISO e ainda ter uma imagem limpa e diminuir a velocidade do obturador de 5 segundos para 1 segundo, e assim tenho muito mais detalhes na luz da aurora.”
-
“Northern Lights” – Ole Salomonsen
Para fotos da vida selvagem, Salomonsen muda para a Sony α9 onde o sensor exclusivo, especialmente com pouca luz, ajuda a capturar a vida selvagem mesmo na difícil iluminação do Ártico, enquanto 20fps e AF rápido permitem capturar o momento perfeito, todas as vezes. Aqui está o porquê:
- Os benefícios do ecrã livre de black-out – “O ecrã sem blackout, que encontra na Sony α9, facilita-me muito mais para me poder concentrar no tema, porque nunca se perde um momento, garantindo que está sempre em cima do acontecimento.”
- A chave é high frames por segundo – “Eu fotografo em alta velocidade a 20 frames por segundo; é uma vantagem poder escolher aquela foto que é espetacular e saber que eu não a perderei. ”
- Esteja pronto com a ajuda de AF – “Ao fotografar qualquer animal selvagem, em particular baleias, tem que se estar pronto, tem que se tentar prever onde vão aparecer e assim que se vê o nariz delas começa-se a fotografar. Eu adoro o autofoco desta câmera e o índice de cliques que consigo é incrível.”
O vídeo foi criado em colaboração com a Sony para o seu site Sony Alpha Universe, proporcionando aos fotógrafos uma voz para falar sobre como abordam o seu ofício e ajudar os outros a aprender com a sua experiência.
O video exclusivo transporta os espectadores para uma jornada, de forma a verem em primeira mão, como as imagens são criadas. Ole mostra como a α9 e a α7RIII da Sony são as companheiras perfeitas para capturar tudo o que a paisagem coberta de neve lhe apresenta