As luzes de Natal e as feiras podem ser desafiantes para fotografar, especialmente quando os locais estão cheios de pessoas, as luzes estão muito brilhantes e está a fotografar em condições luminosas muito difíceis.
O fotógrafo reconhecido e influenciador social Nige Levanterman utiliza um conjunto de câmaras da Canon para as suas fotografias de pouca luminosidade e de longa exposição. Nige explica que câmaras como a Canon 2000D ou a Canon EOS M50 são a escolha perfeita para tirar fotografias de ótima qualidade no Natal.
Feiras de Natal
“Gosto de tirar fotografias em locais com muito encanto, carácter e energia, as feiras de Natal são ideais para isso! Prefiro particularmente a forma como as feiras espalhadas pelo mundo estão organizadas, tal como as cabanas de madeira acolhedores, as luzes cintilantes, as feiras de diversões coloridas e a roda gigante obrigatória, que proporcionam bastante movimento e margem para levar as minhas imagens de longa exposição a outro nível.”

Fotografias de longa exposição
Ao contrário da maioria das opiniões, fotografias de longa exposição não necessitam de uma exposição muito longa. Não existem regras. As pessoas podem expor fotografias durante apenas um segundo ou por períodos longos, dependendo nos resultados que procura. Depende de quão rápido se move a pessoa, desta forma sugiro que experimente tirar o máximo de fotografias da pessoa com comprimentos diferentes de exposição, e então comparar e ajustar os resultados.
A paciência é essencial quando tenta captar uma fotografia de longa exposição de qualidade, jogue com as definições de exposição e deixe espaço para testar e errar. O conselho mais comum que dou, é ser único e tentar algo novo, mesmo que o objeto em foco seja um monumento popular da cidade.

Encontre uma posição estratégica
Em locais da cidade agitados, pode ser difícil captar a fotografia perfeita, dado que as pessoas passam muitas vezes à frente da câmara ou se com um empurrão acaba por perder a composição da fotografia. Se possível, procure um ponto estratégico ligeiramente elevado, para colocar a câmara acima do movimento, dos passos ou até numa parede estável pode ser suficiente. Considere desligar o autofoco contínuo e trocar para o modo AF de uma única fotografia, não no modo AF servo, isto irá permitir que as pessoas coloquem o seu foco definido e no lugar.

Impeça a desfocagem nas suas fotografias
Um tripé irá impedir que a câmara abane e pode transformar uma fotografia, no entanto enquanto anda pelas feiras de Natal pode decidir não levar o tripé consigo. Para combater o desfoque, ajuste as definições de exposição manual. Por exemplo, ao utilizar a objetiva 50mm as minhas mãos permanecem estáveis o tempo suficiente do nível de exposição de 1/50 de um segundo. No entanto nem todos temos mãos estáveis, portanto irá ser preciso praticar e ver quanto tempo consegue manter as suas mãos estáveis – pode ser um desafio!
Para evitar o desfoque causado pela pressão no botão de obturação e do movimento da câmara, pode colocar a câmara em Modo Drive, utilize um auto temporizador de dois segundos, e segure a câmara o mais estável que conseguir enquanto a câmara tira as fotografias automaticamente. Por fim, recomendo também que utilize o visor e não o ecrã LCD com visualização em direto, pode segurar a câmara de forma mais estável quanto está pressionada contra a sua cara e os cotovelos dobrados ao seu lado.
