Graphispag 2022, feira de referência no mercado ibérico para a indústria gráfica e comunicação visual, prepara-se para acelerar a recuperação e reunificação de empresas e profissionais para partilhar técnicas, conhecimentos, experiências e soluções práticas.
O certame, que vai decorrer de 24 a 27 de maio e coincidirá com a Hispack, a feira de referência na área de embalagem mostrará as últimas tendências em tecnologia gráfica, suportes, materiais, tintas, acabamentos e ferramentas inovadoras para quem imprime e comunica.
Nesta edição, o salão, organizado pela Feira de Barcelona
e em colaboração com a Associação Graphispack, pretende dar resposta aos
grandes desafios atuais do sector como sustentabilidade, digitalização e
automação de processos produtivos e comerciais. Por este motivo, a feira
apresentará uma oferta comercial transversal, integrando todos os sistemas de
impressão, tanto os tradicionais, como os digitais em ascensão, bem como os
mais avançados (funcionais, 3D ou impressos eletrónicos) com aplicação em
sectores industriais.
O presidente da comissão organizadora da Graphispag, Xavier Armengou, está convicto do papel que vai desempenhar no momento de dinamizar efetivamente o mercado da impressão, afirmando que, “é emocionante reencontrar de novo um sector que está a sair deste complexo período. Chegou o momento de aprovar a plataforma que este evento nos oferece para promover as atividades das nossas empresas, conhecer tecnologia, inovação e outras formas de trabalho que geram produtos gráficos de elevado valor acrescentado para vários sectores, partilhar experiências e conhecimentos e decidirmos, como queremos que seja o nosso sector”.

Também na área do packaging, a Graphispag aumentará as
sinergias entre o mundo das embalagens e rótulos, uma das especialidades
gráficas que mais cresce. Neste sentido, a sua coincidência em datas e locais
com a feira líder em embalagens, processos e logística, a Hispack significa
aumentar o seu poder de convocação neste segmento e valorizar a gama de
materiais em oferta, comuns aos dois certames.
Marcas, fabricantes e impressores de embalagens e
etiquetas, encontrarão na Graphispag novas aplicações gráficas para as suas atividades,
desde a impressão digital para tiragens curtas e customização de embalagens,
até novos designs e acabamentos de valor acrescentado, prototipagem de
embalagens, incorporação de sensores impressos para obter embalagens
inteligentes ou sistemas anti-falsificação, entre outros.
Paralelamente, a Graphispag apresentará soluções gráficas específicas para o mundo editorial, design, publicidade e grande formato, impressão comercial e promocional, distribuição, decoração e design de interiores e impressão industrial (têxtil, automóvel, cerâmica, móveis), entre outros sectores. Para isso, a Graphispag 2022 colocará o foco da impressão na cadeia de valor do produto gráfico, pois, “pelo conhecimento, experiência e know-how, é quem melhor pode responder às necessidades da procura final, incorporando o que há de mais moderno no sector”, afirma Xavier Armengou.
A personalização, novos suportes, materiais e tintas mais sustentáveis, além das mais recentes tecnologias de impressão e acabamento marcarão esta edição. Os resultados do uso e aplicação serão vistos numa grande área central onde serão expostos produtos gráficos destinados a esses sectores compradores. As amostras, feitas por empresas de serviços gráficos propostas pelos expositores, servirão para conhecer a versatilidade e as possibilidades criativas, funcionais e de comunicação que a impressão oferece, principalmente nos sectores onde a reativação mais se percebe, como o têxtil, a impressão comercial, a publicidade ou eventos promocionais e ao ar livre.
Nesta linha, o diretor da Graphispag, Josep Alcaraz,
sublinha que, “o novo objetivo é facilitar o conhecimento e transferência de
inovação no sector da indústria gráfica e da comunicação visual para
protagonistas de impressão, tanto empresas de serviços gráficos, como sectores
industriais e clientes finais “.

Da mesma forma, a Graphispag levará a cabo um importante
fórum do sector para a indústria gráfica e comunicação visual. O programa de
conferências do evento será focado nos impressores de forma que estes possam atualizar
os seus conhecimentos nos aspetos relacionados ao desenvolvimento de negócios,
gestão da produtividade, digitalização e “premiumzação” de produtos gráficos.
Haverá também apresentações específicas sobre impressão de embalagens
partilhadas com a Hispack, bem como para profissionais de sectores que adquirem
produtos impressos como publicidade e marketing, design, fotografia, design de
interiores ou moda.
Na última edição, realizada em 2019, a Graphispag atraiu 22.500
visitantes. Por sectores, registou-se que 33% dos presentes desenvolveram a sua
atividade na área dos serviços gráficos, 15% vieram do mundo do design e comunicação,
37% dos sectores industriais, fabricantes e distribuidores, enquanto 6% corresponderam
a marcas e utilizadores finais. A percentagem restante inclui outros grupos
(formação, entidades e associações, consultoria, imprensa, etc.).
O estudo dos dados dos visitantes revelou que 61% das 100
maiores empresas de artes gráficas espanholas visitam a Graphispag. Importa
também destacar a presença na feira de 53% das empresas líderes do sector de
etiquetas, 37% das de embalagens flexíveis, 34% das de embalagens gerais, 21%
de embalagens de cartão e 18% de embalagens de plástico. Quanto a outros
sectores, a Graphispag atrai empresas líderes (ranking top 100) dos sectores de
distribuição, publicação e moda