Durante os dias 18 e 19 de Setembro a inovação vai invadir a Exponor, em Matosinhos. Está de regresso a «Empack and Transport & Logistics», a maior feira portuguesa destinada a profissionais das áreas da embalagem, armazenagem, manutenção e logística, que este ano tem como foco a redução do uso de plástico e a economia circular.
No centro da discussão da 5ª edição do evento estará a economia circular e a nova norma da União Europeia, relativa à abolição de embalagens plásticas descartáveis de uso único até 2030. Assim, para o dia 18 está marcado um debate sobre “Os desafios da economia circular na indústria das embalagens”, ao qual irá assistir João Ataíde, Secretário de Estado do Ambiente. Desta forma o responsável poderá ficar a conhecer as perspectivas de empresários e especialistas que irão discutir o tema: Luís Ferreira, Packaging & Messaging Responsible da Bosch, Gonçalo Silva, Investigador da Universidade do Porto, Nuno Nogueira Oliveira, Quality Assurance Manager da Makro, e Filipe Simões, Director Executivo da FRUUT.
“Esta é uma temática à qual os players do sector não poderão fugir. É de extrema importância que juntos discutamos novas soluções e partilhemos ideias. Este é, por isso, um assunto que urge debater. Por esta razão, o tema estará em destaque numa das várias conferências que irão decorrer durante a «Empack and Transport & Logistics». Palestras essas que irão contar com a participação dos principais utilizadores de embalagens que, em conjunto com as principais associações industriais, como a APIP (Associação Portuguesa da Indústria de Plástico), irão apresentar perspectivas interessantes sobre o futuro e os desafios do sector”, acrescenta Raquel Carboneras, responsável pela Empack.
Já no dia 19 de setembro, o painel de oradores das várias conferências conta com nomes como Paulo Dourado, Director de Comunicação da APIGRAF, que abordará as cinco principais tendências do mercado europeu de embalagem; Paulo Vaz, Diretor Geral da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) e André Valente da NACEX, que irão debater estratégia de E-Commerce.
Nesta edição regressará também o “Smart Badge”, um cartão que serve de acreditação e que funciona como uma “pasta virtual” para o evento. No final da feira, o visitante poderá receber toda a informação sobre o mesmo por e-mail. Esta opção permite que os visitantes não tenham de andar carregados pelo certame e que possam ter acesso a toda a informação posteriormente. Além disso, é amiga do ambiente, indo de encontro ao mote deste evento.
A dias do evento, o espaço já se encontra totalmente ocupado por empresas que oferecem as soluções mais inovadoras, ao nível de máquinas de embalagem, etiquetagem, software de automação e serviços de logística para as indústrias da alimentação, bebidas, cosmética ou construção, das quais de destacam a Nestlé, RAR – Refinarias de Açúcar Reunidas, RGVS IBÉRICA (Decathlon), Super Bock Group e Víctor Guedes.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas .