A impressão 3D é um conceito na ordem do dia, que promete inovadoras possibilidades criativas em trabalhos de grandes dimensões.
Por Rafael Mateus
Responsável 3D da Emetrês.
Será a inclusão da impressão 3D neste segmento um argumento que oferece reais vantagens e oportunidades para o negócio? A Emetrês enumera as mais-valias de incorporar a tecnologia de impressão 3D no negócio da fabricação de peças de grandes formatos.

Oferta diferenciadora
A impressão 3D permite alocar maior criatividade no produto final e auferir de uma oferta capaz de convencer o mercado e, em último caso, convencer mais clientes. Esta tecnologia dá às marcas e às empresas acesso a um processo criativo quase sem limites, que está na base de campanhas capazes de alargar amplamente as fronteiras da publicidade tradicional.

Recorrendo a software CAD ou software de modelação 3D, a impressão 3D permite a produção de peças de qualquer dimensão, formato, curvatura ou design. Além disso, existem peças com geometrias apenas possíveis com recurso a impressoras 3D.

Esta possibilidade é o pilar de uma oferta diferenciadora que marca pontos pela originalidade e total liberdade criativa, já que permite, entre outras vantagens, que os designers ultrapassem as capacidades das máquinas de produção e beneficiem de uma liberdade geométrica total.
Tempo de resposta
Nos dias que correm, as empresas necessitam de um reduzido tempo de produção no que respeita a campanhas e projetos. A celeridade na entrega é amiúde um dos principais argumentos que decide se a gráfica ganha ou não o projecto ou o cliente.


As soluções oferecidas por exemplo pela Massivit 3D garantem uma velocidade sem precedentes – potenciadas pela tecnologia de Gel Dispensing Printing (GDP) – e permitem a produção numa fracção do tempo quando comparado com outras tecnologias.
Responder à procura
Não há como dar a volta à questão – a impressão 3D é uma tendência nos dias que correm e o mercado apresenta uma crescente procura de campanhas com esta tecnologia. Empresas como a Louis Vuitton, Sony Pictures, Nike, Netflix ou Karl Lagerfeld são apenas alguns nomes que recorrem a materiais 3D nas suas campanhas globais.


Ao optarem por esta tecnologia inovadora, posicionam as suas marcas na vanguarda da comunicação visual. Saber responder assertivamente a esta tendência é assegurar um acompanhamento das necessidades de mercado e a garantia de que consegue oferecer um serviço que conta com cada vez mais procura.
Apelo tecnológico
Quando procuram novas formas de impressionar os seus clientes e consumidores, as marcas e as empresas de comunicação procuram constantemente formas de maximizarem a utilização de novas tecnologias. Ver uma impressora 3D de grande formato como a Massivit 3D em funcionamento é no mínimo cativante.


Nas oportunidades em que a Emetrês pode mostrar esta solução, em feiras ou demonstrações, ela foi sempre alvo de grande interesse e de feedback muito positivo.
Fácil implementação
A adopção de qualquer nova tecnologia requer ajustes. No caso da Massivit 3D, todavia, este tempo é reduzido, graças a uma fácil instalação e uma simples forma de utilização. Além disso, a Emetrês conta com equipas dedicadas que acompanham os clientes com serviços de instalação, assistência e formação, para que estes possam beneficiar das capacidades desta solução logo após a sua aquisição.

Neste aspecto, vale a pena salientar a abrangência de aplicações onde o investimento pode ser rentabilizado, tal como: na decoração de viaturas, superfícies comerciais ou expositores de venda; em estruturas têxteis e lettering iluminado; em mobiliário e decoração de interiores comerciais ou em ambientes exteriores de espaços turísticos; em exposições, cinemas ou eventos sociais.